fbpx

Modulação do Processo Inflamatório: Efeito do Ozônio Aquoso no Sistema NF-kB

O ozônio tem sido proposto como um antisséptico oral alternativo em odontologia, devido ao seu poder antimicrobiano em suas formas gasosa e aquosa, esta última apresentando alta biocompatibilidade com células de mamíferos. Aqui neste artigo vamos relatar um estudo do efeito do ozônio aquoso no sistema NF-kB.   

Novas estratégias terapêuticas para o tratamento de doenças bucais como a doença periodontal e patologias periapicais devem considerar não apenas os efeitos antibacterianos, mas também sua influência na resposta imune do hospedeiro.

O objetivo do estudo de Huth et al. (2007) foi investigar o efeito do ozônio aquoso no sistema NF-kB, um fator de transcrição relacionado com a promoção de processos inflamatórios/imunes e apoptose.

Na metodologia do estudo, para a cultura celular foram utilizadas células epiteliais orais humanas e fibroblastos gengivais. A água ozonizada foi produzida e aplicada a estas células, para controlar as concentrações de ozônio das respectivas soluções aquosas foi realizado um monitoramento fotométrico. As concentrações de interleucina-8 e -1 nos sobrenadantes foram medidas por imunoensaios, além disso foram realizadas a análise de Western Blot e ensaio de Luciferase.

Os resultados obtidos mostraram que a ativação de NF-kB induzida pela potente citocina (Fator de Necrose Tumoral) TNF foi inibida de forma dose-dependente em células orais cultivadas em meio O3, enquanto nenhum efeito tóxico foi observado. Apoiando esta descoberta, a incubação com a água ozonizada também inibiu a atividade do NF-kB no tecido do ligamento periodontal de dentes danificados periodontalmente. Isso sugere que a água ozonizada exibe efeitos anti-inflamatórios.

Com o tratamento com água ozonizada, a proteólise do IkappaB-alfa (um membro de uma família de proteínas celulares que funcionam para inibir o fator de transcrição NFkappaB), a expressão de citocinas e a transcrição dependente de kappa-B foram foram impedidas.

Portanto, os autores concluíram que a água ozonizada exerce efeitos inibitórios sobre a NF-kB sugerindo que esta forma terapêutica do ozônio possui propriedades com capacidade antiinflamatória e imunomoduladora.

HUTH, K. C. et al. Effect of aqueous ozone on the NF-KB system. J Dent Res, Washington, v.86, n.5, p.451-546, 2007.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO AQUI

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.