PortuguêsEnglishEspañol

Artigos, aplicabilidades e notícias sobre ozonioterapia

Modulação e Redução do Processo Inflamatório: Efeito do Ozônio Aquoso no Sistema NF-kB

Água Ozonizada, Artigos científicos, Odontologia, Ozonioterapia na Odontologia

O ozônio tem sido proposto como um antisséptico oral alternativo em odontologia, devido ao seu poder antimicrobiano em suas formas gasosa e aquosa, esta última apresentando alta biocompatibilidade com células de mamíferos.

Novas estratégias terapêuticas para o tratamento de doenças bucais como a doença periodontal e patologias periapicais devem considerar não apenas os efeitos antibacterianos, mas também sua influência na resposta imune do hospedeiro.

O objetivo do estudo de Huth et al. (2007) foi investigar o efeito do ozônio aquoso no sistema NF-kB, um fator de transcrição relacionado com a promoção de processos inflamatórios/imunes e apoptose.

Na metodologia do estudo, para a cultura celular foram utilizadas células epiteliais orais humanas e fibroblastos gengivais. A água ozonizada foi produzida e aplicada a estas células, para controlar as concentrações de ozônio das respectivas soluções aquosas foi realizado um monitoramento fotométrico. As concentrações de interleucina-8 e -1 nos sobrenadantes foram medidas por imunoensaios, além disso foram realizadas a análise de Western Blot e ensaio de Luciferase.

Os resultados obtidos mostraram que a ativação de NF-kB induzida pela potente citocina (Fator de Necrose Tumoral) TNF foi inibida de forma dose-dependente em células orais cultivadas em meio O3, enquanto nenhum efeito tóxico foi observado. Apoiando esta descoberta, a incubação com a água ozonizada também inibiu a atividade do NF-kB no tecido do ligamento periodontal de dentes danificados periodontalmente. Isso sugere que a água ozonizada exibe efeitos anti-inflamatórios.

Com o tratamento com água ozonizada, a proteólise do I?B? (um membro de uma família de proteínas celulares que funcionam para inibir o fator de transcrição NF-?B), a expressão de citocinas e a transcrição dependente de ?-B foram foram impedidas.

Portanto, os autores concluíram que a água ozonizada exerce efeitos inibitórios sobre a NF-kB sugerindo que esta forma terapêutica do ozônio possui propriedades com capacidade antiinflamatória e imunomoduladora.

HUTH, K. C. et al. Effect of aqueous ozone on the NF-KB system. J Dent Res, Washington, v.86, n.5, p.451-546, 2007.

Acesse o conteúdo completo clicando aqui.

Deixe um comentário:

  1. Eu sou e sempre serei Philozon ????

    Por Cristiane de Paula Pedro - 19 de março de 2021
  2. Agradecemos o carinho e a confiança Cristiane, ficamos felizes em ter você no nosso #team.

    Por Renata Bueno - 30 de março de 2021