PortuguêsEnglishEspañol

Notícias

Uso de Ozônio em Lavanderias

Águas, Lavanderias

O ozônio tem propriedades notáveis para a aplicação em lavanderias comerciais:

  • É um poderoso desinfetante e oxidante, portanto, capaz de desinfetar os microorganismos que contaminam roupas e para oxidar carga orgânica.
  • Pode ser eficaz em sistemas de lavagem de  roupa apenas em temperatura ambiente (“fria”)
  • Capacidade de desinfetar/ oxidar rapidamente e decompõe-se em oxigênio,  não gerando subprodutos tóxicos so meio-ambiente.

Estas vantagens do ozônio para uso em  lavanderias  comerciais foram inicialmente utilizadas no início dos anos 90 nos EUA. Os equipamento de lavanderias comerciais são construídos de aço inoxidável para  resistir à corrosão por agentes químicos fortemente alcalinos utilizados na lavagem convencional, sendo totalmente adaptável para a tecnologia de ozônio.

O ozônio também oferece benefícios econômicos significativos para os processos de  lavagem. O fato de que deve ser usado com água a temperatura ambiente, traz economia de energia que seria necessária para aquecer a água no sistema convencional. Além disso, a habilidade do ozônio para desinfetar e oxidar reduz as quantidades de produtos químicos utilizados convencionalmente. Por sua vez, este benefício reduz o número de ciclos de enxágüe  necessários. Menos ciclos de lavagem em temperaturas ambiente refletem em  resultados de economia de energia água,  proporcionando uma lavagem de qualidade superior. Menos ciclos de enxágüe também significa que mais roupas podem ser lavadas no mesmo período, reduzindo assim o tempo da equipe de trabalho.

Adequadamente projetado, instalado e controlado,  sistemas de ozônio podem economizar cerca de 50%  dos custos de lavagem convencional. Um número bastante expressivo!

Distintos de sistemas de lavanderias comerciais com ozônio evoluíram ao longo dos anos. Um número estimado de 2.000 sistemas de lavanderias comerciais foram instalados nos EUA em 2009. Os departamentos de saúde pública dos Estados de Missouri e New Hampshire têm formalmente aprovado uso do ozônio em  lavanderia,  e outros estados estão avaliando.

No Reino Unido, um fornecedor de grandes equipamentos de lavanderia que tem muitos clientes em hospitais, asilos e estabelecimentos de saúde ficou atento com a crescente epidemia de microrganismos super resistentes  [Staphylococcus aureus resistentes à meticilina ( MRSA) e Clostridium difficile (C. Diff)] que se espalha nestes ambientes e no final dos anos 90, reconheceu os potenciais do ozônio para combater estes microrganismos, adaptando a tecnologia para os sistemas comerciais.

Fonte: International Ozone Association

Deixe um comentário:

  1. Pelo pouco que li a respeito do ozônio, não resta dúvida que é um gás de muita importância. Os grandes fornecedores de produtos químicos farão tudo para impedir que a humanidade tome conhecimento desses benefícios. Quero fazer parte da divulgação do gás.

    Por JOSÉ CARLOS - 9 de março de 2011