PortuguêsEnglishEspañol

Notícias

Pulverização de água ozonizada em mudas de vegetais é uma excelente alternativa para controle de parasitas.

Alimentos

Estudo publicado recentemente na Revista Ozone: Science & Engineering demonstrou que o ozônio é uma excelente alternativa para controle microbiano em mudas de plantas. A diminuição do uso de produtos químicos, menos prejudiciais aos seres humanos e a natureza, torna o ozônio um grande aliado no combate a pragas e infecções.

Para determinar se a pulverização de água ozonizada prejudica ou causa injúrias às plantas hortícolas e controle do ar, foram pulverizadas mudas de tomate (Lycopersicon esculentum M. ‘Momotaro-York “),melancia (‘Fujikou’ M. Citrullus lanatus), pepino (Cucumis “Sharp” sativus L.), pimentão (‘Kyounami “Capsicum annuum L.), e berinjela (Solanum melongena L. Senryo nigou “) e melão (Cucumis melo ‘Andes’ L.) com ou água destilada (DW) ou água ozonizada (OW), a uma concentração de ozônio dissolvido (DOC) de 4,0 ou 8,0 mg/ L, ambiente bem ventilado.

A água destilada (DW) e água ozonizada (OW) foram pulverizadas nas mudas às 10 horas e 2 horas, em três dias sucessivos. Nenhum amarelamento, necrose ou malformação foi observado para nenhuma das mudas durante este período e também após o um dia da última pulverização. Estes resultados indicam que a pulverização intensiva com água ozonizada com uma alta concentração de ozônio dissolvido para o controle de parasitas e doenças no ar, não causam qualquer dano visível para as mudas, desde que a pulverização seja realizada em condições bem ventiladas.

Fonte: Ozone: Science & Engineering, 33: 179–182

Deixe um comentário: