fbpx

Programa de Ozonioterapia em Ponta Grossa é referência

Em Ponta Grossa, no Paraná, a Ozonioterapia  já faz parte  do arsenal terapêutico do principal hospital da região. O grupo coordenado pelos Professores Dr. Edson Alves (Coordenador de Odontologia- Prefeitura de Ponta Grossa), Dr. Paulo Roberto Pagano (Coordenador do programa de Ozonioterapia na Odontologia), Dra. Rosangela Pironti de Castro (Especialista em  Odontogeriatria, Habilitação em Odontologia Hospitalar e Habilitação em Ozonioterapia) e pelo Dr. Francisco Ciesielski (Mestre e Doutor em Estomatologia), iniciou em 2018 um projeto junto a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ponta Grossa/Paraná, para realizar um programa piloto de Ozonioterapia na Odontologia em conjunto com a equipe de Odontologia Hospitalar do Hospital Municipal Dr Amadeu Puppi.

O projeto foi concebido para ser implementado nos procedimentos cirúrgicos realizados pela equipe de odontologia Hospitalar em pacientes que realizaram quimioterapia e radioterapia em câncer de boca, realizando aplicações de ozônio em lesões de osteorradionecrose visando eliminar processos infecciosos, promovendo bioestimulação óssea, reparação tecidual da mucosa e do próprio tecido ósseo.

No início de 2019, foi incorporado o acompanhamento de pacientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo, do hospital, para higienização bucal de pacientes entubados e na assepsia de pacientes com traqueostomia, com o aval da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH.

Os resultados das ações foram imediatos, com excelente aceitação pela equipe médica e de enfermagem. Com isso, o uso dos óleos ozonizados se estendeu a outras áreas do hospital, inclusive no tratamento de feridas e escaras em pacientes acamados, principalmente naqueles que não respondiam aos antibióticos convencionais. Além disso, o uso de óleos ozonizados mostrou-se altamente eficaz nesses casos.

O grupo de professores foi convidado a realizar o treinamento das equipes de enfermagem e está sendo integrado a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH, para que os benefícios da ozonioterapia possam ser um procedimento padrão dentro do hospital.

Atualmente no hospital a Ozonioterapia está sendo utilizada  em diversos procedimentos cirúrgicos, incluindo as exodontias, além de cistos bucais, DTM entre outros. A equipe que está Habilitada em Ozonioterapia  vem sendo requisitada para acompanhamento de vários pacientes, inclusive por profissionais médicos que desejam conhecer melhor a técnica e suas ações que solucionam casos críticos de forma satisfatória.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.