fbpx

Ozonioterapia para distúrbios musculoesqueléticos: conceitos atuais

Ozonioterapia para distúrbios musculoesqueléticos: conceitos atuais

Uma das áreas mais estudadas da Ozonioterapia se refere a sua aplicação nos distúrbios musculoesqueléticos. O estresse oxidativo e a inflamação crônica são eventos comuns do desenvolvimento e progressão destas patologias.

Ozonioterapia aplicada nos distúrbios musculoesqueléticos

O estudo realizado por Akkawi (2020) aborda conceitos atuais sobre a utilidade clínica da terapia com O2-O3 no tratamento de diferentes distúrbios musculoesqueléticos. No artigo, o autor lista os múltiplos mecanismos de ação do ozônio medicinal. Por exemplo, o ozônio tem efeitos antálgicos, anti-inflamatórios e antioxidantes. Esses benefícios são obtidos através da melhora da oxigenação tecidual, acelerando o uso da glicose no metabolismo celular e melhorando o metabolismo das proteínas. Além disso, aumenta a atividade eritrocitária, inibindo mediadores inflamatórios, reduzindo a síntese de prostaglandinas e diminuindo o estresse oxidativo articular. Em suma, o ozônio tem uma variedade de efeitos terapêuticos que podem ser benéficos no tratamento de várias condições musculoesqueléticas.


Conforme a revisão, os conceitos atuais da utilização do Ozônio medicinal no tratamento de distúrbios musculoesqueléticos, O2-O3 provam ser um tratamento eficaz na redução da dor em muitos distúrbios musculoesqueléticos, incluindo dor lombar, hérnia de disco lombar, dor cervical, hérnia de disco cervical, síndrome de cirurgia nas costas com falha, doença espinhal degenerativa, osteoartrite do joelho, lesões meniscais, sacroileíte, plantar fasciíte e síndrome do túnel do carpo, com raros efeitos adversos se usados criteriosamente de acordo com diretrizes definidas, usando um gerador de ozônio preciso e uma dose ideal para alcançar um efeito terapêutico sem qualquer toxicidade.

Referência:

Akkawi I. Ozone therapy for musculoskeletal disorders Current concepts. Acta Biomed. 2020 Nov 12;91(4):e2020191. doi: 10.23750/abm.v91i4.8979.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.