fbpx

Ozônio no tratamento para urovagina e infertilidade em vacas leiteiras

Ozônio no tratamento para urovagina e infertilidade em vacas leiteiras

O declínio do desempenho reprodutivo em vacas leiteiras tem sido amplamente relatado desde meados da década de 1980. O refluxo vesico-urinário, também conhecido como Urovagina é uma condição patológica caracterizada pelo acúmulo de urina na porção cranial da vagina resultando em vaginite e endometrite, dependendo da gravidade do caso, o que impacta diretamente na saúde e fertilidade das vacas em todo o mundo.
A cirurgia, o tratamento mais conhecido até então, não é economicamente pragmática para a prática de laticínios e tem algumas desvantagens médicas.


O objetivo do estudo de Zobel et al. (2012) foi determinar se os problemas reprodutivos associados à urovagina podem ser aliviados por meio de opções de tratamento mais práticas e menos invasivas, como a Ozonioterapia, para permitir uma concepção bem-sucedida e uma gravidez a termo.


Para a realização do estudo, vacas diagnosticadas com urovagina (n = 1219) foram divididas em três grupos de tratamento, cada um contendo um número igual de vacas com urovagina leve, moderada e grave. Os grupos receberam uma das três opções de tratamento: solução salina (grupo A, n = 400), estreptomicina (grupo B, n = 400) ou ozônio (grupo C, n = 419), independentemente da gravidade da condição de urovagina dentro do grupo.


O tratamento com ozônio mostrou-se a modalidade de tratamento mais eficaz, resultando no menor período de dias abertos (95, 89 e 79 dias nos grupos A, B e C, respectivamente; p < 0,05), o menor número de inseminações até a gestação (2,38, 1,84 e 1,63 nos grupos A, B e C, respectivamente; p < 0,05) e o menor número de vacas descartadas (20, 23 e 12 nos grupos A, B e C, respectivamente; p < 0,05).


E suma, os autores concluíram que a lavagem com ozônio associado à inseminação intracornual apresenta uma opção de tratamento eficaz para a ocorrência de urovagina e que pode levar a concepções e gestações bem-sucedidas em vacas leiteiras. 

BAIXE O CONTEÚDO EM PDF AQUI

Referência:


Zobel R, Tkalčić S, Stoković I, Pipal I, Buić V. Efficacy of ozone as a novel treatment option for urovagina in dairy cows. Reprod Domest Anim. 2012 Apr;47(2):293-8. doi: 10.1111/j.1439-0531.2011.01857.x.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.