PortuguêsEnglishEspañol

Notícias

Ozônio e Ecotoxicologia: escolha sustentável

Efluentes

A apresentação feita por Pierre?André Liechti no 6th International Symposium on Ozone Applications and V International Symposium on Environment, destacou o uso do ozônio com alternativa para  tratamento de efluentes.

O aumento da industrialização e mudança de comportamento social estão impactando diretamente as características do esgoto a ser tratado. Emergentes níveis de toxicidade, com aumento da  concentração de produtos farmacêuticos, inclusive hormônios, ocorrendo principalmente nos  efluentes domésticos, estão lesionando  os ecossistemas aquáticos.

Encontrar soluções e processos para   que possam simultaneamente realizar desinfecção das águas residuais e atacar estes poluentes emergentes (hormônios e outros fármacos) é uma  preocupação social   forte. O trabalho desenvolvido pelo autor teve o objetivo de  avaliar a eficácia da tecnologia de ozônio para desinfetar e reduzir essas gerações emergentes de micropoluentes  em  águas residuais domésticas  e industriais. Os diferentes contaminantes avaliados foram os coliformes termotolerantes e enterococos,  bem como a toxicidade, resíduos farmacêuticos, agentes de superfície e nonyphenols.   No caso do efluente industrial,  principalmente,  os resultados demonstraram que a toxicidade do efluente foi reduzida em cerca de 30% para 55% quando o efluente foi tratado com as concentrações de ozônio  variando de 12mg / L  a  20 mg/L de O3. Houve reduçao significativa dos coliformes termotolerantes e de esporos. Mais de 70% dos principais produtos farmacêuticos e de cuidados pessoais encontrados no esgoto foram reduzidos no esgoto  tratado com ozônio.

Resultados similares foram observados para as águas residuais domésticas.   Além disso, o nível de toxicidade foi reduzidona entre 10% – 20%. Em ambos os casos, o tratamento do efluente com ozônio em baixas concentrações,  efetivamente transforma o esgoto  e melhora o seu odor. Os resultados mostram que o ozônio é eficaz na desinfecção e na redução dos poluentes emergentes em ambos os efluentes do tipo primário de águas residuais domésticas e industriais.  O ozônio é uma tecnologia capaz de tratar simultaneamente os contaminantes encontrados nas águas residuais de hoje do futuro. Combinado com uma abordagem ecotoxicológica, o ozônio pode ser considerado como uma solução eficaz para os problemas agora enfrentados por inúmeras instalaçoes que cuidam destas águas rersiduais.

Deixe um comentário: