fbpx

O efeito do ozônio retal na oxigenação da veia porta (um estudo humano preliminar)

O objetivo do estudo de Zaky, Fouad e Kotb (2011) foi investigar o efeito do ozônio retal na oxigenação da veia porta e as alterações farmacocinéticas do propranolol em pacientes com cirrose hepática.

A farmacocinética do propranolol foi extensivamente estudada em voluntários normais e em pacientes com vários estados de doença hepática. Em voluntários normais, o propranolol é quase completamente absorvido após a administração oral, mas sua biodisponibilidade é baixa (25%) devido ao extenso metabolismo pré-sistêmico com meia-vida de eliminação de 2 a 4 h. Na cirrose hepática, a depuração sistêmica do propranolol diminui e a biodisponibilidade sistêmica da droga administrada por via oral aumenta. Isso está correlacionado com alterações hemodinâmicas hepáticas e hepatócitos funcionais, bem como alterações na atividade das enzimas hepáticas. Como o propranolol é um marcador do metabolismo da oxidação, ele é amplamente afetado por enzimas pertencentes à família do citocromo P (CYP).

Para a realização do estudo quinze pacientes com cirrose hepática foram incluídos. Eles receberam uma dose oral fixa de 80 mg de propranolol na manhã do dia 1 após jejum noturno. Amostras de sangue foram coletadas em intervalos de tempo fixos por 24 horas. Os pacientes receberam 12 sessões de ozônio retal de 300 ml de mistura de ozônio / oxigênio a 40%. No dia 14, outra dose oral de 80 mg de propranolol foi dada e amostras de sangue foram coletadas como no dia 1. As concentrações plasmáticas de propranolol foram medidas por HPLC. A tensão e a saturação de oxigênio da veia porta foram medidas antes e depois do ozônio retal.

Entre os resultados obtidos foi verificado que as concentrações plasmáticas de propranolol foram reduzidas após a terapia com ozônio, com diminuições pronunciadas na concentração plasmática máxima e na área sob a curva de concentração plasmática-tempo. As alterações foram consistentes com uma diminuição na biodisponibilidade do propranolol. Houve diminuição da meia-vida de eliminação e do tempo médio de residência. A oxigenação da veia porta aumentou significativamente após o ozônio retal.

Os autores concluíram que as mudanças na farmacocinética do propranolol provavelmente refletem um aumento na taxa e extensão de seu metabolismo resultante da melhora da oxigenação da veia porta atribuível à terapia com ozônio. O presente trabalho destaca que o ozônio pode ser uma medida médica alternativa para melhorar a oxigenação da veia porta na cirrose hepática.

BAIXE O ARTIGO EM PDF AQUI

Referência:

ZAKY, S.; FOUAD, E. A.; KOTB, H. I. M. The effect of rectal ozone on the portal vein oxygenation and pharmacokinetics of propranolol in liver cirrhosis (a preliminary human study). Br J Clin Pharmacol, London, v.71, n.3, p.411-415, 2011.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.