fbpx

Motivos porquê Ozoncare não usa Parabenos em sua composição

Motivos porquê Ozoncare não usa Parabenos em sua composição

Os produtos da Ozoncare não possuem parabenos na sua composição, mas você sabe o motivo?

Os parabenos são produtos químicos usados para conservar e proteger os produtos da proliferação de microrganismos, como fungos e bactérias, consequentemente, prolonga sua vida útil. No entanto, evidências científicas estão associando os parabenos ao desenvolvimento de alergias, irritações e sensibilizações cutâneas, envelhecimento precoce da pele e algumas doenças como o câncer de mama, melanoma e problemas de fertilidade.

Os tipos de parabenos mais comuns são o metilparabeno, o propilparabeno, o etilparabeno e o butilparabeno. Essas substâncias são geralmente encontradas em maquiagens, desodorantes, hidratantes, loções, esmaltes, loções infantis, produtos para o cabelo, perfumes, tinta para tatuagens e cremes de barbear. Além de cosméticos, podemos encontrar em certos tipos de alimentos e remédios.

MAS DE QUE FORMA OS PARABENOS PREJUDICAM A SAÚDE?

Estudos confirmam que os parabenos imitam o estrogênio no corpo humano, sendo considerados disruptores endócrinos, ou seja, ocorre um bloqueio da ação hormonal natural e uma alteração dos níveis de hormônios endógenos. Já existem evidências dos danos causados aos órgãos reprodutivos, distúrbios da tireóide, cânceres relacionados a hormônios e obesidade. A exposição aos parabenos, por meio de produtos de beleza, foi associada ao início da puberdade precoce em meninas, de acordo com um estudo publicado na Human Reproduction. Eles também são facilmente absorvidos, grávidas que usaram em maior quantidade produtos de higiene pessoal tinham mais parabenos na urina, de acordo com um estudo de 2014 publicado na Reproduction. Um estudo de 2019 também foi encontrado uma ligação entre a exposição a parabenos e diabetes mellitus gestacional.

A Comissão Europeia proibiu vários tipos de parabenos para uso em produtos de cuidados pessoais. Dos vetados na União Europeia, só o benzilparabeno e o pentilparabeno são proibidos como conservantes pela Anvisa. Os outros podem ser encontrados em cosméticos no Brasil. Assim, mesmo em doses pequenas, mas com frequência e em diversos produtos de uso diário, podem causar malefícios à saúde e ao meio ambiente.

Um estudo publicado na revista Environmental International, realizado por pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP em colaboração com pesquisadores americanos, mostrou que crianças brasileiras estão expostas a esse tipo de substância. Em comparação com estudos feitos em outros países, a principal peculiaridade da amostra brasileira foi a alta concentração de parabeno na urina. Disruptores endócrinos podem ter um efeito maior em crianças, já que para elas o equilíbrio hormonal é ainda mais importante.

MAS PORQUE AINDA É UTILIZADO?

O parabeno é um conservante barato para a grande indústria.

A American Cancer Society orienta a leitura das embalagens, assim, pode-se evitar o uso de produtos e cosméticos que tenham em sua composição estas substâncias. No Brasil, as empresas precisam indicar o uso de parabenos na lista de ingredientes.

Dê preferência aos produtos que não contenham essa substância. Consumo responsável, em primeiro lugar.

Agora que você já sabe o quanto os parabenos em cosméticos podem ser prejudiciais à saúde, que tal colocar em prática as dicas acima e adotar alternativas ao uso dessas substâncias tóxicas? No site da Ozoncare você encontra uma variedade de dermocosméticos Ozonizados, formulados com bioativos tecnológicos e eficazes, todos livres de parabenos, derivados de petróleo, triclosan, ftalatos, GMO e entre outros ingredientes potencialmente tóxicos. Além disso, são Veganos, não testados em animais e dermatologicamente testados. Impossível não ser #ozoncarelovers.

Referências:

Karolina Nowak, Wioletta Ratajczak–Wrona, Maria Górska, Ewa Jabłońska, Parabens and their effects on the endocrine system, Molecular and Cellular Endocrinology, Volume 474, 2018, Pages 238-251, ISSN 0303-7207, https://doi.org/10.1016/j.mce.2018.03.014.

Kim G Harley, Kimberly P Berger, Katherine Kogut, Kimberly Parra, Robert H Lustig, Louise C Greenspan, Antonia M Calafat, Xiaoyun Ye, Brenda Eskenazi, Association of phthalates, parabens and phenols found in personal care products with pubertal timing in girls and boys, Human Reproduction, Volume 34, Issue 1, January 2019, Pages 109–117, https://doi.org/10.1093/humrep/dey337.

Liu W, Zhou Y, Li J, Sun X, Liu H, Jiang Y, Peng Y, Zhao H, Xia W, Li Y, Cai Z, Xu S. Parabens exposure in early pregnancy and gestational diabetes mellitus. Environ Int. 2019 May;126:468-475. doi: 10.1016/j.envint.2019.02.040. Epub 2019 Mar 4. PMID: 30844582.

Tefre de Renzy-Martin, K., Frederiksen, H., Christensen, J. S., Boye Kyhl, H., Andersson, A., Husby, S., Barington, T., Main, K. M., & Jensen, T. K. (2014). Current exposure of 200 pregnant Danish women to phthalates, parabens and phenols, REPRODUCTION, 147(4), 443-453. Retrieved Aug 30, 2021, from https://rep.bioscientifica.com/view/journals/rep/147/4/443.xml.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.