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Como fazer jeans ecológico: a Levis investe na tecnologia com ozônio

Águas, Lavanderias

A demanda de água irá exceder em 40% o suprimento de água em 20 anos por causa das mudanças climáticas e o crescimento da população — atualmente, metade da água disponível é utilizada. Essa é a conclusão à qual cientistas chegaram em uma reunião internacional no Canadá. Em duas décadas, alertam os especialistas, um terço da humanidade só terá metade da quantidade de água necessária às necessidades básicas — hoje, 20% da população não têm acesso à água limpa.

“A maioria das pessoas não percebe quanta água foi gasta em tudo que compramos, de camisetas ao vinho”, alertaram os pesquisadores. A utilização da chamada “água virtual”, usada no agronegócio e nas indústrias, é o volume de água embutido no processo de produção. Por exemplo: a fabricação de um computador requer 1.500 litros de água; um par de calças jeans, 6.000 litros; o quilo do trigo, 1.000 litros; e o quilo de carne bovina, de 15.000 a 30.000 litros.

Diante deste cenário mundial, a moda exerce um papel fundamental para as questões socioambientais. Palavras como sustentabilidade, responsabilidade social e reciclagem passaram a ser agregadas, a partir dos anos 1990, ao dicionário da indústria da moda, que conta com um dilema. Ou se adequa às novas regras – algumas ditadas pela própria natureza, materializadas pela escassez de água e de outros recursos naturais – ou poderá ver sua marca perder dividendos, uma vez que a moda verde funciona como um novo filão de mercado.

Fontes diversas indicam diferentes padrões de consumo para produção de uma calça jeans, mas não há dúvidas que a água é um dos principais elementos na cadeia de produção do jeans, A lavanderia constitui um dos processos da cadeia produtiva que causa mais impacto, tanto pelo gasto de água, quanto pelo uso de produtos químicos.

O ozônio é uma alternativa ecologicamente correta pra processamento de jeans, a fim de diminuir o uso de água. A produção de jeans verde é uma tentativa de diminuir os impactos, sobretudo com gastos de água e uso de produtos químicos. Marcas tradicionais de jeans estão investindo neste processo, como a Levi´s , com a linha Levi´s Water Less (menos água).

Fontes:

Diário do Nordeste, Publicado em 16 de março de 2011

Veja, Publicado em 28 de Fevereiro de 2011

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