A água que passa pelo processo de ozonização não é capaz de absorver na totalidade a concentração determinada pelo gerador de ozônio. Segundo estudos, essa relação está entre 20 e 25% de absorção.
A nível terapêutico, para obtenção de resultados clinicamente comprovados, a água utilizada para ozonização deve ser a água bidestilada.
O Gerador de Ozônio Philozon Medplus utiliza oxigênio medicinal como insumo para produção de ozônio, para que no momento da ozonização da água não ocorra a formação de compostos nítricos, diferentemente de geradores de ozônio comerciais, que utilizam o ar ambiente como fonte de oxigênio.
O uso do ozônio na Odontologia apresenta-se como excelente terapêutica nas diferentes especialidades. Inúmeras referências científicas demonstraram a efetividade da água ozonizada contra bactérias, fungos e vírus assim como o grau de biocompatibilidade, podendo ser indicada para o uso tópico no tratamento de lesões de origem infecciosa, como por exemplo, bochechos para pacientes com desordens periodontais, lesões herpéticas, auxiliando na cicatrização e manutenção da assepsia local.