fbpx

Eficácia de Água Ozonizada com Óleo Ozonizado para tratamento de Tinea Pedis

Eficácia de Água Ozonizada com Óleo Ozonizado para tratamento de Tinea Pedis

Comumente chamada de pé de atleta, a Tinea Pedis é uma infecção cutânea superficial muito comum. Causada por fungos dermatófitos dos gêneros: Trichophyton, Microsporum e Epidermatophyton) que se alojam e reproduzem na pele, pelo e unhas, utilizando a queratina presente nesses locais como fonte de nutrição, a Tinea Pedis normalmente é tratada através do uso de antifúngicos tópicos ou sistêmicos, que podem trazer inúmeros efeitos colaterais no nosso organismo devido a sua elevada hepatotoxicidade, principalmente quando utilizados por um período prolongado de tempo.

Eficácia da água ozonizada e óleo ozonizado para tratar Tinea Pedis

O objetivo do estudo de Lu et al. (2018) foi avaliar a eficácia da terapia combinada com água ozonizada e óleo em pacientes com tinea pedis.

Foram incluídos no estudo 60 pacientes com Tinea Pedis, sendo divididos em 2 grupos, um teste randomizado e cego. Os pacientes de um grupo controle foram tratados com cloridrato de terbinafina e creme de cetoconazol uma vez ao dia. Os pacientes do grupo de ozônio foram tratados com lavagem com água ozonizada e, em seguida, aplicação tópica de óleo ozonizado uma vez ao dia. Os pacientes nos 2 grupos foram tratados por 4 semanas.

Os dados clínicos e laboratoriais foram coletados para ambos os grupos no final da 1ª semana, na 2ª semana e na 4ª semana. Após 4 semanas de tratamento, 6 pacientes foram testados positivos para a infecção fúngica no grupo controle determinado por exame micológico, enquanto apenas 1 paciente foi positivo no grupo de ozônio, sem diferença significativa entre os 2 grupos (P> 0,05).

Nenhum efeito colateral foi observado. Os autores concluíram sobre a eficácia de água ozonizada e óleo ozonizado para tratar a Tinea Pedis é seguro e eficaz, sendo adequada para vários tipos de Tinea, sendo digna de promoção e aplicação na clínica.

BAIXE O ARTIGO EM PDF AQUI

Referência:

Lu J, Guo M, Ligui H, Wu K, Xiang Y, Huang J, Gao L. Efficacy of combination of ozonated water with oil for treatment of tinea pedis. Zhong Nan Da Xue Xue Bao Yi Xue Ban. 2018 Feb 28;43(2):147-151. doi: 10.11817/j.issn.1672-7347.2018.02.007. PMID: 29559597.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.