PortuguêsEnglishEspañol

Notícias

Sobre o Gás Ozônio

Sobre o gás Ozônio

formaçao do ozônio

Para começar,  nada mais óbvio e esclarecedor do que falar sobre o gás OZÔNIO e suas características:

O ozônio é uma forma tri atômica do oxigênio (O3) de peso molecular 48.

É um gás incolor, com odor caracteristico de “ar depois de uma tormenta de verão”. O próprio nome de ozônio, vem do grego “oler” que significa cheiro, por seu forte odor acre. É 10 vezes mais solúvel na água que o oxigênio.

Forma-se quando as moléculas de oxigênio (O2) se rompem devido à radiação ultravioleta, e os átomos separados combinam-se individualmente com outras moléculas de oxigênio

O ozônio está presente em pequenas concentrações naturalmente na estratosfera (parte de atmosfera que abrange aproximadamente dos 15 até 50 quilômetros de altura). Uma notável característica deste gás é sua capacidade de absorver luz Ultravioleta solar na faixa de 220-320 nm, sendo um protetor natural da Terra (camada de ozônio) para os seres humanos e a outras formas de vida, para o qual esses raios são nocivos.

Estabilidade do gás ozônio

O ozônio é um gás altamente instável, logo ser recompondo como oxigênio. (2 O3 -> 3 O2), por isso não é possível armazená-lo, devendo ser sempre produzido no momento do uso.

A velocidade de dissociação de O3 para O2 é dependente da temperatura e da concentração de ozônio: ou seja, quanto maior a concentração e maior a temperatura, maior a dissociação, e vice-versa.

grafico decomposição do ozônio

 

Tempo de decomposição de ozônio na água

A decomposição do ozônio na água depende diretamente da temperatura e da pureza.

 tempo de decomposiçao do ozonio na água

 Toxicidade no ar

A inalação do gás ozônio pode ser deletéria ao sistema pulmonar e possivelmente outros órgãos. A respiração prolongada de ozônio causa toxicidade progressiva, iniciando com tosse e lacrimejamento, podendo ocasionar consequências mais sérias.

Deixe um comentário:

  1. gostaria de saber, se eu respirar por muito tempo o gas ozonio eu vou ter minha saude prejudicada futuramente. e quais os prejuiso que pode deixar.

    Por jeferson - 30 de maio de 2011