Notícias

Família Schurmann partiu para nova volta ao mundo com tecnologia sustentável

Cases de Sucesso, Efluentes

A O3R embarcou nesta nova aventura com a família Schurmann.

A  Família Schurmann já está no mar para dar  sua terceira volta ao mundo e para esta nova aventura,  a família construiu uma nova embarcação, que foi batizada com o nome da filha que já faleceu:  Kat.

A preocupação com o meio ambiente é  uma das premissas da família e para isso planejaram uma embarcação com tecnologias limpas e sustentáveis.  É com foco na sustentabilidade do projeto do veleiro Kat que a  a O3R  forneceu, em parceria com a COROH Brasil, o sistema de tratamento de águas negras e cinzas da embarcação.

O sistema de tratamento  é baseado em criação de biota por leito fluidificado e oxidação prolongada por ozônio. A tecnologia está preparada para longos ciclos de operação e será capaz de tratar o efluente gerado pela embarcação com capacidade de até 18 tripulantes, minimizando qualquer impacto da expedição no meio ambiente.

Testes do sistema foram realizados com um protótipo que tratou as águas negras de toda a equipe de construção do veleiro Kat. Análises microbiológicas foram realizadas e os dados experimentais foram monitorados pela equipe da Oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Todas as amostras inicialmente com alto nível de coliformes fecais, foram processadas no sistema e atenderam os padrões considerados adequados para lançamento em áreas restritas, como por exemplo, no Alasca, controlado pela Guarda Costeira Norte americana.

O ozônio é uma molécula com poder oxidante superior ao cloro e é produzido a partir do ar ambiente, ou seja, matéria-prima renovável. A utilização do ozônio evitará o uso de compostos químicos e seu descarte, proporcionando ao veleiro uma tecnologia limpa e sustentável para o tratamento de efluentes.

A embarcação conta com um sistema gerador de ozônio com tratamento de ar e sensor de ozônio controlado por um display touch-screen que fica no painel de controle.

O equipamento instalado no veleiro é preparado para ser eficiente com baixo consumo de energia e conta também com um sensor de segurança que impede qualquer vazamento de ozônio na embarcação.

Veja o depoimento do Capitão Vilfredo a respeito do sistema:

Glossário de termos técnicos utilizados:

Água cinza: é qualquer água residual, não industrial, a partir de processos domésticos como lavar louça, roupa e tomar banho. A água cinza corresponde a 50 a 80% de esgoto residencial.

Água negra: é um termo usado para descrever resíduos líquidos de água contendo matéria fecal e urina.

Deixe um comentário:

  1. se o ambiente e a água do veleiro está tratada com
    Ozônio é sinal que a tripulação do mesmo está bem
    protegida de sua saúde durante esta volta ao mundo
    pois optaram com o que tem de melhor .

    Por Nilton Minervini - 23 de setembro de 2014
  2. Muito bom ótima idéia

    Por Cirene Lewerentz - 24 de setembro de 2014
  3. A idéia foi ótima , certamente vai se poder utilizar a nível residencial também.
    Parabéns ao pessoal da O3R. e a Família Schurmann.
    Renato

    Por Renato Tadeu dos Santos - 24 de setembro de 2014