PortuguêsEnglishEspañol

Notícias

Como o ozônio é produzido?

Sobre o gás Ozônio

Basicamente, o ozônio pode ser gerado nas seguintes maneiras:

1 – Na natureza:encontro dos raios com oxigênio: ozonio

a) Pela ação de raios ultravioletas sobre o oxigênio:

O + UV  –>  O + O

2 O2 + 2 O –> 2 O3

É gerado espontaneamente em tempestades com tormentas elétricas.

b) Por emissões antropogênicas, onde várias substâncias que sob ação da luz ultravioleta reagem com oxigênio e formam o ozônio, especialmente compostos nitrogenados.

Como conseqüência dessas reações o ozônio pode estar presente entre os gases poluentes e pelo fato de ser um gás de fácil mensuração, ele é considerado um indicador de poluição. Assim sendo, as pessoas erroneamente imaginam que o ozônio seja a causa da poluição, quando na verdade pode apenas estar presente entre os gases poluidores.

2- No organismo:

ozonio biomoléculaEmbora o ozônio inalado seja tóxico ao trato respiratório, recentes pesquisas demonstraram que o ozônio é produzido no corpo humano a partir da ativação do anticorpo e atua no processo de destruição de bactérias, contribuindo para o sistema de defesa imunológica do organismo. Ou seja, mesmo parecendo contraditório, nosso organismo também produz ozônio. (Science 298, Dez. 2002)

3- Nos Geradores de Ozônio:

 O método mais conhecido é o descarga em corona, onde o ozônio é gerado através da aplicação de alta tensão entre dois eletrodos. Ambiente por onde passa oxigênio e recebe grandes descargas elétricas, como 15.000 volts ou mais e o oxigênio que passa entre os dois eletrodos é quebrado e se reagrupa formando o ozônio.

Os geradores de ozônio  imitam o processo da natureza.

Deixe um comentário: