Notícias

A O3R embarca com a família Schurmann na Expedição Oriente

Águas, Efluentes

Sistema de Ozônio para tratamento do efluente sanitário será utilizado na embarcação Kat

A O3R embarca nesta aventura da família Schurmann, que se prepara para sua terceira expedição ao redor do mundo, refazendo os caminhos que teriam trazido os chineses à América em 1421 e procurando respostas que podem estar escondidas no oriente há quase 600 anos.

Para a construção do veleiro Kat, projetado especialmente para a Expedição com foco na sustentabilidade, a O3R irá fornecer, em parceria com a COROH Brasil, o sistema de tratamento  de águas negras e cinzas da embarcação.O veleiro Kat, com sete cabines e capacidade para 18 tripulantes, conta com tecnologia de ponta para oferecer à Família Schurmann todas as condições para que esta aventura em alto-mar e por regiões inóspitas do globo transcorra com segurança e possa ser acompanhada em tempo real de qualquer lugar do mundo. Seguindo uma das máximas da Expedição que é a sustentabilidade, as forrações do motor e o isolamento térmico do forro do veleiro serão feitos de material reciclado. As luzes na embarcação serão de ultra baixo consumo (LED). Modernos sistemas para dessalinização de água, geração, armazenagem e economia de energia e compactação, tratamento e reciclagem de resíduos serão responsáveis por minimizar o impacto da expedição no meio ambiente.

Para minimizar o impacto ambiental dos efluentes produzidos pela embarcação, a O3R em conjunto com a COROH Brasil desenvolveu o sistema de tratamento de esgoto e águas servidas baseado em criação de biota por leito fluidificado e oxidação prolongada por ozônio. O sistema foi testado  com a construção de protótipo que atendeu a equipe de construção do veleiro KAT. Durante todo este  projeto o padrão de lançamentos e dados experimentais foram monitorados pela equipe da Oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí ( Univali),  onde todas amostras inicialmente com alto nível de coliformes fecais, foram processadas no sistema e  atenderam os padrões considerados adequados para lançamento em áreas restritas, como por exemplo no Alasca, controlado pela Guarda Costeira Norte americana (veja aqui).

Este sistema desenvolvido com o uso de ozônio,  proporcionará ao veleiro uma tecnologia limpa e sustentável para o tratamento de efluentes. No próximo post faremos um descritivo técnico do sistema. Confira mais detalhes sobre a Expedição Oriente e a tecnologia empregada na embarcação no site da expedição.

Deixe um comentário:

  1. Parabéns, a família Schurmann estará bem servida com o sistema ozônio O3R.

    Por Clovis - 28 de Janeiro de 2014
  2. Leticia, inicialmente parabens a O3R em participar deste projeto que com certeza trará ótimos resultados. E também por você ser uma profissional extremamente dedicada e obstinada. Abraços

    Por Ricardo Nuhrich - 29 de Janeiro de 2014
  3. Parabéns pela conquista .

    Por Paulo - 19 de julho de 2014